Espelhos e a arquitetura de interiores

 
 

Espelhos são um grande aliado da arquitetura de interiores. Eles fazem espaços pequenos parecerem maiores, eles ampliam ainda mais os espaços que já são generosos, criam efeitos cênicos, exercem função estética, e, finalmente, também cumprem seu principal propósito: refletir imagens!

 

O único cuidado que se deve ter é em relação ao efeito infinito. Quando posicionados paralelamente de frente um pro outro, eles replicam imagens infinitamente. Se não é esta a intenção, não instale espelhos desta forma. Quando for esta a intenção (e eu já utilizei este efeito em alguns projetos) brinque à vontade.

 

Uma dica importante é, no caso de superfícies muito grandes a serem revestidas e que precisarão de emendas, sejam definidos exatamente a posição das emendas, de preferência em harmonia com outros elementes arquitetônicos ao seu redor. Exemplo: Um espelho posicionado em cima de uma cabeceira de cama, cobrindo a parede de um lado ao outro, precisará inevitavelmente de emendas. Tente casar as emendas do espelho com detalhes da cabeceira. Ou vice versa, crie detalhes na cabeceira que casem com as emendas do espelho.

Hoje em dia existem diversos acabamentos em cores, películas, etc, que nos permitem sair do óbvio espelho prata. Uso muito em meus projetos espelhos bronze ou fumé." - Toninho Noronha

001.jpg
 
 

O espelho do chão ao teto duplicou o tamanho deste hall de entrada, evidenciando ainda mais cada elemento arquitetônico.

 
 
FLG_8393.jpg
 
 

Neste living , o pé direito baixo foi compensado com placas de espelho no teto, ideia inusitada com efeito surpreendente.

 
 
1080333.jpg
 
 

Para esta loja de acessórios criamos móveis expositores revestidos com espelho bronze.

 
 
_25I9197.jpg
 
 

No meio do caminho entre o living e a sala de jantar havia um pilar estrutural que não podia ser removido. Para fazer com que ele “desaparecesse” o revestimos com espelho. Por trás do espelho, uma tv aparece apenas quando está ligada.

 
 
_DSC3089.jpg
 
 

Neste home theater integrado ao living, a estante com os equipamentos é fechada com portas revestidas em espelho fumé.

 
 
cristian firmino