A inspiração portuguesa do restaurante A Bela Sintra

 

Inspiração em construções européias, sobretudo portuguesas, mas evitando ao máximo um projeto temático e clichê.

 
 
09 copy.jpg
 

O cliente, que já trabalhava no ramo gastronômico há muitos anos, decidiu, finalmente, ter seu próprio restaurante de cozinha portuguesa. Para isso, procurou nosso escritório, que criou um ambiente contemporâneo, claro, aconchegante e clean. 

O imóvel escolhido para abrigar o novo restaurante precisou passar por uma grande reforma, que foi executada no tempo recorde de dois meses. Do cliente, apenas uma exigência: que houvessem mesas o suficiente para acomodar 80 pessoas. 

Buscando referências portuguesas, mas evitando ao máximo um projeto temático e clichê, partimos da escolha de materiais muito usados em construções européias, sobretudo portuguesas, como pinho-de-riga, cobre, e pedras de cantaria, para criar os móveis e elaborar os acabamentos. Clarabóias estrategicamente posicionadas na entrada, lateral e fundo do restaurante são responsáveis pela entrada de luz natural durante o dia, contrastando com a iluminação cenográfica criada para ambientar o espaço à noite. 

 
 
10 copy.jpg
 

Fachada: piso de limestone/ porta de vidro e pinho de riga/ marquise e letreiro em cobre. 

 
 
03 copy.jpg
 
 
02 copy.jpg
 

Interior: Bar(balcão): Parede de vidro fosco leitoso iluminado/ prateleira de cobre/ monta-cargas revestido de espelho para se harmonizar com o ambiente. Balcão em madeira pinho-de-riga sobre estrutura de limestone. 

Bar(espera): Mesinhas redondas com tampo de limestone e base em cobre. Sofás em camurça . A faixa de espelho reveste a parede e reflete o jardim da entrada do restaurante. 

Salão: mesa grande central e colunas expositoras (exibem objetos em cobre) são de pedra em cantaria. Sobre os sofás, espelhos e pequenas vitrines se alternam como detalhes nas paredes. 

 
06 copy.jpg
 
 
08 copy.jpg
 

Fundo: parede revestida de tábuas de pinho de riga apóia fonte de cobre, que derruba a cascata em espelho d´ água. 

 
 
DSC0320 copy.jpg
 

Banheiros: O banheiro, dividido entre masculino e feminino, segue o mesmo padrão arquitetônico do salão do restaurante, utilizando os mesmos materiais. 

O piso e as divisórias são de limestone bege. 

As cubas foram esculpidas em pedra de cantaria e vieram de Minas Gerais. 

Louças são da Deca, e os metais, também da Deca, receberam banho de cobre (assim como todos os outros acessórios). 

As bancadas são de pinho-de-riga. As portas são de madeira wengue.

 

A Bela Sintra
Projeto: Toninho Noronha
Créditos fotos salão: Romulo Fialdini
Créditos fotos banheiro: Kiko Masuda 

cristian firmino