Aproveitamento de espaço em um apartamento de 42m².

Projetado para uma jovem empresária que mora no Alphaville mas gostaria de ter um apartamento em São Paulo, aonde trabalha, para os dias em que quisesse evitar o trânsito tarde da noite, este pequeno apartamento de 42m² tem tudo o que uma pessoa precisa para o dia a dia.

_DSC1224b.jpg

Compacto e funcional, porém aconchegante, feminino e charmoso, cada detalhe precisou ser milimetricamente pensado para tornar o pequeno espaço bem funcional. Não há divisórias, todos os espaços são integrados, apenas o banheiro se encontra em ambiente fechado.

_DSC1249.jpg

A varanda foi fechada e transformada em um “living” conceitual (já que o mesmo espaço não existia no apartamento por ser tão pequeno). Por isso, o piso usado na varanda fechada é o mesmo do que o resto do apt, a passagem foi aberta para que os ambientes se unificassem, e foi feito fechamento de vidro. Para proteger do sol, cortinas rolo com tela solar.

_DSC1328.jpg

Para disfarçar o volume do banheiro e as portas dos armários, Toninho revestiu toda a sua volta com painéis de madeira, com acabamento em laca  cinza. Isto fez com que as portas desaparecessem aos olhos dos visitantes, deixando o projeto esteticamente mais harmônico, porém com muito aproveitamento de espaço.

_DSC1282.jpg

Em frente à cama, móvel multi funcional exerce a função de mesa/sofá/apoio/gaveteiro. A TV se movimenta, podendo ficar na posição mais adequada pro morador. Por ser um apartamento muito pequeno, tive que aproveitar todos os espaços, criando soluções estéticas e de armazenamento também.

_DSC1317.jpg
_DSC1323.jpg

Na cozinha (4,5m²), a rusticidade da canela clareada da prancha pode ser vista na prancha (1,25 x 0,47m)de madeira maciça da bancada e no revestimento da coifa e de uma parede. O granito branco Itaúnas jateado foi o material escolhido para revestir o resto das bancadas, assim como o banheiro. Sob a pia temos 4 gavetões e 3 gavetas menores. A cozinha, mesmo reduzida, ainda comporta frigobar, adega e forno.

_DSC1326.jpg

Espelhos, desde que usados com moderação para não ficar exagerado, ajudam a ampliar espaços pequenos.

cristian firmino